Escrevemos mensalmente para compartilhar nossas ideias e aprendizados.

Setembro 2019

"A história mais emblemática do mês certamente foi o fracasso da oferta pública inicial do WeWork, a maior empresa de coworking do mundo. Este caso é interessante porque reúne diversos absurdos corporativos presentes em maior ou menor grau em outras empresas, mas que são frequentemente ignorados pelos investidores..."

Agosto 2019

"No início desta década, os consumidores visitavam as lojas da Best Buy para comprar CD’s, DVD’s e testar eletrônicos que eles comprariam depois na Amazon mais barato. Em 2012, o CEO foi demitido após um escândalo corporativo..."

Julho 2019

"Um tema recorrente das nossas cartas é o aspecto psicológico de se investir. Nas duas cartas anteriores nós escrevemos sobre o investidor de ações médio que compra na alta e vende na baixa e se deixa levar pela euforia e pânico dos movimentos do mercado. "

Junho 2019

"Esta carta pode ser considerada uma continuação da nossa carta anterior onde falamos sobre como nosso comportamento de investidor ativo (e nervoso) pode arruinar boas decisões e retornos de longo prazo. Um estudo feito por Wesley Gray, fundador da Alpha Architect, leva este tema ao limite. "

Maio 2019

"O desempenho da bolsa brasileira no mês de maio foi extremamente educativo para aqueles (como nós) que não se cansam de entoar o mantra da importância de se investir em ações com um horizonte de tempo longo..."

Abril 2019

"Em 2000 a Microsoft era a empresa com o maior valor de mercado do mundo. No dia 25 de abril deste ano, ela se tornou novamente a mais valiosa, ultrapassando a Amazon e alcançando o valor de 1 trilhão de dólares. Esse fato seria apenas uma mera curiosidade caso não fosse um evento muito raro de acontecer no mundo corporativo."

Março 2019

“ Desde o final de 2018, devido à forte valorização das ações da Linx, a carteira do fundo ficou com uma exposição considerável neste investimento..."

Fevereiro 2019

“ No último mês, a Berkshire Hathaway divulgou o seu relatório anual1. Como sempre, a leitura é de fácil acesso e escrita de forma simples e sem jargões. Para nós, uma leitura obrigatória para qualquer investidor"

Janeiro 2019

“ Em uma recente entrevista, a jogadora de pôquer profissional Annie Duke contou um pouco sobre a sua história, a estratégia do jogo e as suas técnicas de aprendizado" 

Dezembro 2018

“ Tendo sido 2018 um ano intenso, decidimos reportar resumidamente como foram os alguns dos investimentos do fundo no ano. Abaixo está um resumo de nossas principais posições 

Novembro 2018

“...any observed statistical regularity will tend to collapse once pressure is placed upon it for control purposes” – Goodhart, Charles (1981)

A lei de Goodhart diz que quando um indicador é escolhido para mensurar performance, ele automaticamente deixa de ser um bom indicador..."

Outubro 2018

Neste mês, quebrando uma tradição que já dura alguns anos, escreveremos sobre uma tese específica de nosso portfólio, ao invés de assuntos diversos que permeiam nossa filosofia de investimentos – tudo porque tivemos uma ótima surpresa de uma das nossas investidas mais antigas, a Linx....

Setembro 2018

O autor britânico Salman Rushdie em recente entrevista1 disse que o mundo está mais irracional atualmente e que há uma tendência de se negar certos fatos amplamente conhecidos e comprovados. As vozes de especialistas são ignoradas ou ridicularizadas e há um grande preconceito contra os “elitistas” que argumentam com fatos concretos....

Agosto 2018

A SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) é uma empresa que fornece um sistema de comunicação financeira para bancos ao redor do mundo. Apesar de ser uma empresa pequena, com sede na Bélgica, seus números impressionam: pelo sistema SWIFT são realizadas 5 trilhões de dólares de transações por dia...

Julho 2018

O livro “Big Mistakes”, de Michael Batnick, é um compilado de histórias de investimentos frustrados realizados pelas mentes mais brilhantes que já existiram na História, ele conta passagens interessantes como as aventuras de Isaac Newton no mercado de ações em 1720 e a saga do LTCM (Long Term Capital Management), fundo multimercado norte-americano que, na década de 90...

Junho 2018

"Simon Gleave, analista-chefe de uma das maiores empresas de estatísticas e análise de dados de esportes, diz que o melhor placar para aumentar as suas chances de ganhar no bolão é apostar em 2 a 1 no favorito. Porém, é quase certeza que uma zebra sempre vai acontecer – vide a Rússia nas quartas-de-final deste ano...”

Maio 2018

"O Community Adjusted EBITDA é só uma nova métrica um tanto absurda, na nossa opinião – um ótimo exemplo de tantos outros novos métodos criativos de valuation que já surgiram e surgirão no futuro. É só mais uma justificativa para alguém cometer uma “loucura” de comprar ou vender algo pelo que eles gostariam que valesse....”

Abril 2018

"No mês passado, escutamos um podcast que usa vodcas como pano de fundo para falar sobre marcas e o potencial de uma história bem contada”

Março 2018

"No mês retrasado, pouco depois de bater o recorde de 2873 pontos, o índice da bolsa americana (S&P500) caiu 2% em um dia e mais 4% no dia seguinte. No total, o stress durou uns 5 dias, e a bolsa americana acumulou uma queda de mais de 10%. Este movimento brusco reverteu uma tendência de alta com baixa volatilidade que vinha se estendendo há um bom tempo, desde o início de 2016.”

Fevereiro 2018

“Chamou nossa atenção, em especial, o estudo sobre empresas em reestruturação. De forma geral, a história é basicamente a mesma: uma empresa está passando por um período de dificuldades, a administração tenta alguns planos de ação para reverter a situação, mas, após a persistência de baixos resultados, o conselho de administração e/ou os acionistas decidem que está na hora de trocar o presidente.”

Janeiro 2018

“Neste início de ano, como em todos os outros, as consultorias de marketing divulgam um ranking das marcas mais valiosas do mundo. O infográfico abaixo mostra a marca mais valiosa de cada país e o seu respectivo valor em dólares ordenado, pelo tamanho.”

Dezembro 2017

““A reminder to investors anywhere…not having an opinion or position is fine too. Applies to Tesla stock, house fixer upper down the street, gold, greek ETF, your buddie’s new restaurant, crowd funded craft beer company, and of course, bitcoin”

Novembro 2017

“Na entrevista, os professores afirmam que a métrica contábil mais popularmente usada, o “lucro líquido contábil”, perdeu a sua validade e que, mesmo que um investidor tivesse uma máquina que previsse 100% dos resultados das empresas com precisão e antecedência, ele pouco conseguiria se beneficiar destas informações para aumentar o retorno de seus investimentos."

Outubro 2017

“Esta obra nos fez refletir como estamos sempre conectados a notícias, cotações, tweets etc, até mesmo em momentos de descontração e férias, mas que, passadas algumas semanas, não temos a mais vaga lembrança das informações consumidas, ficando apenas a certeza da sua irrelevância....."

Setembro 2017

“Mas foi exatamente isso que Robert Price fez em 1976, nos Estados Unidos. Foi neste ano que Price fundou a primeira loja de atacarejo do mundo, a Price Club. Alguns anos depois, a Price Club se uniu à Costco – que tinha sido fundada por um ex-funcionário...."

Agosto 2017

“Dito isso, a única certeza que temos quando fazemos um exercício desses é que estamos errados. Curtis Jensen, da gestora americana Third Avenue, tem uma frase interessante que descreve bem o FCD: “Discounted cash flow to us is sort of like the Hubble telescope - you turn it a fraction of an inch and you're in a different galaxy.”..."

Julho 2017

“Desde a grande crise financeira de 2008, quando os bancos centrais mais relevantes passaram a praticar políticas expansionistas de forma agressiva e continuada, o mercado foi inundando de “dinheiro grátis”, o que gerou uma série de distorções nos preços dos ativos. Operações globais para captar dinheiro a juros baixíssimos e investir em qualquer coisa que renda mais são os verdadeiros carry trades da complacência..."

Junho 2017

“Geoffrey Ábbott é um gestor americano com uma meta para 2017: ler a carta anual dos CEO’s de todas as mais de 3 mil empresas abertas na bolsa americana! Até a metade do caminho, Abbott selecionou apenas 16 cartas classificando-as como excepcionais e concluiu que a qualidade média das mais de 1.500 cartas lidas até o momento é bastante baixa....."

Maio 2017

“No dia 18 de maio, o dia seguinte à notícia bombástica da gravação de Joesley Batista, quando o mercado testou suas mínimas, chegando a cair mais de 10%, nós estávamos fazendo visitas a empresas que estudamos, e longe da “mesa de operações”...."

Abril 2017

“Recentemente, deparamo-nos com uma interessante entrevista com Seth Stephens-Davidowitz1, ex-data scientist do Google e autor do livro “Everybody Lies: Big Data, New Data, and What the Internet Can Tell Us About Who We Really Are”. A premissa do livro é que, com base na quantidade imensa de informações que uma pessoa deixa na internet (pesquisas no Google e posts em redes sociais, por exemplo), é possível entender seu comportamento, suas crenças e até seus pensamentos mais obscuros, inclusive questões que ela própria se nega...."

Março 2017

“Vamos falar mais uma vez sobre Finanças Comportamentais, desta vez sobre uma das coisas que aprendemos no livro “Nudge: Improving Decisions about Health, Wealth, and Happiness”, de Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein: a importância, para o cliente, de mapear os atributos de um produto no momento da escolha/ decisão – e como este mapeamento influencia a precificação dos produtos pelas empresas..."

Fevereiro 2017

“Recentemente, Kahnemann esteve envolvido em uma situação em que pôde nos mostrar uma característica bastante comum nos “gênios” que admiramos, sejam eles da Economia ou de qualquer outro âmbito: a humildade..."

Janeiro 2017

“Através de palestras e entrevistas para promover o seu livro “The Entrepreneurial State – Debunking Public vs. Private Sector Myths”, Mazzucato busca a reflexão sobre o papel do Estado na Economia e, mais especificamente, na inovação..."

Dezembro 2016

“Em um experimento, Ariely reuniu diversos participantes em uma sala e entregou uma folha com 20 fáceis questões de matemática, mas com um tempo bem limitado para resolvê-las. Cada participante deveria responder o máximo de questões possíveis, verificar o gabarito e destruir sua prova em um picador de papel..."

Novembro 2016

“Lutamos contra nossa racionalidade para aceitar que lidamos com mais escassez do que com abundância de certezas. Queremos confiar em modelos estatísticos e análises históricas para encarar o futuro. Mas, convenhamos, isso é uma estupidez!..."

Outubro 2016

“A primeira visita do Professor Christopher Udry a Gana aconteceu há mais de 20 anos, em um trabalho voluntário, quando ainda estava longe de ser economista e acadêmico em Yale. Este contato o influenciou de tal modo que, até hoje, ele se dedica aos estudos de desenvolvimento econômico com especial foco na África Subsaariana, realizando, sobretudo, diversas pesquisas sobre a atividade rural na região...."

Setembro 2016

“Van Den Berg não possui educação formal além do colegial e, mesmo na época da escola, ele não era um bom aluno. "Você precisa de um certo nível de inteligência, mas você não precisa ser um gênio. Eu não me considero uma pessoa muito inteligente e nunca fui muito bem na escola, mas se a pessoa se dedicar e se comprometer, ela é capaz de aprender qualquer coisa..."

Agosto 2016

“Este grupo de executivos excepcionais divide características pessoais interessantes: Eles eram econômicos (com algumas passagens lendárias1), humildes, analíticos e discretos. Eles eram devotos a suas famílias e frequentemente saiam cedo do escritório para participar de eventos das escolas dos filhos. Eles geralmente não apreciavam a parte de relações públicas..."

Julho 2016

 

"Escrevemos esta carta em meio a intensa temporada de divulgação de resultados do 2º trimestre. A reação do mercado versus a realidade dos números não poderia estar mais antagônica. Com algumas exceções, as empresas que acompanhamos apresentaram resultados bastante medianos, ainda demonstrando um cenário difícil da economia brasileira...."

 

 

Junho 2016

 

"Neste mês vamos falar sobre a Theranos, uma empresa norte-americana criada em 2003 com a promessa de tornar o exame sanguíneo mais barato, prático e menos doloroso do que o convencional. A Theranos anunciou a invenção de uma máquina chamada Edison (em homenagem ao inventor Thomas Edison) que seria capaz de substituir os testes de sangue tradicionais por uma alternativa cientificamente revolucionária...."

 

 

Maio 2016

 

"Ao avaliar um ativo com base no pricing, aceita-se dar preço ou atribuir valor a aspectos muitas vezes abstratos. O mercado de startups de tecnologia está cheio de exemplos de empresas bilionárias que nunca “emitiram uma Nota Fiscal” e que estão a quilômetros de gerar algum lucro a seus acionistas...."

 

 

Abril 2016

 

"Gerd Gigerenzer, psicólogo alemão e autor de diversos livros sobre o tema “tomada de decisões”, é grande defensor do processo heurístico realizado pelo cérebro. Segundo Gigerenzer, a heurística foi – e continua sendo – fundamental para a evolução do ser humano e cita diversos exemplos de tomadas de decisões sábias realizadas através dessas 'regras de bolso'."

 

 

Março 2016

 

"Nós, um tanto espantados com este movimento, temos apenas uma âncora para nos firmar em momentos como este: os fundamentos reais da economia e das empresas que acompanhamos......"

 

 

Fevereiro 2016

 

"Diferentemente do livro, não podemos classificar todas as perguntas listadas no início de nossa carta como absurdas ou inúteis. O país atravessa um período confuso, em que perguntas outrora ridículas se tornaram pertinentes - e é nesse terreno incerto que nos propomos a investir em ações......"

 

 

Janeiro 2016

 

"O autor conta uma anedota de como um pequeno “acaso” pode criar um resultado inesperado. A história começa com uma pergunta: Qual é o quadro mais famoso/valioso do mundo? Mona Lisa é a resposta correta e é também a resposta da vasta maioria dos entrevistados....."

 

 

Dezembro 2015

 

"Iniciamos o ano de 2015 com as seguintes empresas na carteira: Riachuelo, Helbor, Banco Daycoval, IBM, Iguatemi e Itaú. Ao longo do ano, liquidamos nossa posição nas duas primeiras e fizemos investimentos em 4 novos nomes...."

 

 

Novembro 2015

 

"Buffett e Munger, por outro lado, não tinham pressa: sempre souberam que ficariam ricos. Eles sabiam que, desde que fossem pacientes e não fizessem erros enormes, o tempo jogaria a favor deles...."

 

 

Outubro 2015

 

"O professor de Harvard e autor do livro The Innovator's Dilemma, Clayton M. Christensen, passou grande parte da sua vida profissional procurando a resposta para uma pergunta: por que é tão difícil se manter no topo no mundo empresarial?..."

 

 

Setembro 2015

 

"Nesta carta, falaremos mais uma vez sobre condicionamentos mentais, vieses e ideias pré-concebidas – conceitos que afetam as nossas vidas em todos os campos, inclusive como investidores..."

 

 

Agosto 2015

 

"Pela primeira vez na história, o governo enviou ao Congresso uma previsão de orçamento deficitário para o ano seguinte. Pela primeira vez desde 1930, o PIB brasileiro apresentará números negativos por dois anos consecutivos. Pela primeira vez desde 1990, o setor de serviços apresentará retração no ano..."

 

 

Julho 2015

 

"Neste último mês, adicionamos as ações do Grupo Iguatemi à nossa carteira. Na verdade, é a segunda vez que investimos em Iguatemi - nas páginas seguintes falamos com mais detalhes sobre este reinvestimento."

 

 

Junho 2015

 

"Segundo o professor Dan Ariely, quando as pérolas negras foram introduzidas no mercado, ninguém sabia ao certo se elas deveriam custar mais ou menos que as pérolas brancas"...

 

 

Maio 2015

 

"Como escreveu um dos maiores gestores de investimentos do Brasil após um período de retornos baixos: "Quem ganha, ganha...e quem perde, explica"...

 

 

Abril 2015

 

"A Linx que conhecemos hoje é uma empresa relativamente nova, de apenas sete anos. A sua história começou de fato em 1985, com o nome Microserv, atuando como provedora de sistemas exclusivamente para o ramo de confecções e vestuário..."

 

 

Março 2015

 

"As palestras do megainvestidor Howard Marks (de quem já falamos na nossa carta de outubro de 2014) e seu mais recente livro “The Most Important Thing” tratam quase sempre do mesmo tema: o risco de perder dinheiro....."

 

 

Fevereiro 2015

 

"A Abril Educação atualmente é uma empresa com receita de R$1,2 bilhão e lucro líquido ajustado de R$200 milhões. A companhia tem como foco principal o mercado de ensino básico e atua em 4 mercados diferentes: editoras/livros didáticos e paradidáticos; escolas e cursos preparatórios...."

 

 

Janeiro 2015

 

"Todos os anos, a Fundação Bill & Melinda Gates divulga a sua carta anual trazendo um breve panorama de alguns problemas mundiais e a evolução dos trabalhos da Fundação para combatê-los. Na carta de 2015, por exemplo, eles discorrem sobre os avanços na área da saúde infantil e segurança alimentar na África, por exemplo..."

Dezembro 2014

 

"Por mais que não faça sentido, muita coisa no nosso mundo é regida pela ditadura do calendário gregoriano: balanços financeiros são fechados no último dia de dezembro, mandatos de governantes no Brasil terminam no final do ano, a meta de inflação é medida pelos doze meses de janeiro a dezembro e diversas outras coisas..."

Novembro 2014

 

"Na ânsia de buscar saber mais e mais sobre aspectos cada vez menos relevante, acabarmos conhecendo tudo sobre nada. São poucos os momentos que conseguimos parar este processo e nos perguntarmos o que realmente importa..."

Outubro 2014

 

"Apesar de estarmos todos cansados de ouvir do tema eleições, não queremos desperdiçar a oportunidade de usar este assunto como pano de fundo para tratar do tema previsibilidade...."

Setembro 2014

 

"Parece-nos importante dividir os detalhes de nossa história com os nossos cotistas; por isso, excepcionalmente esta carta, resolvemos escrever com uma maior densidade de informações e com um caráter mais técnico e informativo..."

Agosto 2014

 

"Nos últimos dois meses, iniciamos mais um investimento: ações da Guararapes (Riachuelo). Estamos satisfeitos com este novo investimento e esperançosos de que colheremos bons frutos para os nossos cotistas..."

Julho 2014

 

"Fora os 7 a 1 na semifinal, a Copa do Mundo no Brasil atingiu uma outra marca histórica: a quantidade de partidas decididas nos pênaltis. Ao todo, foram quatro, igualando a marca das Copas de 1990 e 2006. Esse fato nos lembrou de um estudo que lemos recentemente e a sua aplicação para o mercado financeiro..."

Junho 2014

 

"Investimentos financeiros, inclusive os considerados de longo prazo, são constantemente avaliados pelos seus retornos de curto ou médio prazo. Porém, esse é o principal fator que a indústria não controla e, caso o fizesse, não estaríamos discutindo investimentos, mas sim de previsões e profecias..."

Maio 2014

 

"O biólogo evolucionista Leigh Van Valen usou esta cena para metaforizar a “Lei da Extinção” e a chamou de “Red Queen Effect”. Trata-se de uma hipótese evolutiva que propõe que os organismos devem constantemente se adaptar, evoluir e proliferar não apenas para ganharem vantagem reprodutiva..."

Abril 2014

 

"Neste mês tivemos o privilégio de sermos entrevistados pela Empiricus, a maior empresa independente de análise de ações do Brasil. A Empiricus diariamente divulga seus relatórios para mais de 100 mil leitores. Agradecemos ao Sr. Conrado Mazzoni pela visita e interesse pela Amazônia Capital..."

Março 2014

 

"De maneira sucinta, tentaremos esmiuçar nesta carta a nossa definição preferida de “investimento” e como a praticamos no dia-a-dia:"An investment operation is one which, upon thorough analysis, promises safety of principal and an adequate return." - Benjamin Graham..."

Fevereiro 2014

 

"Neste mês, três de nossas investidas reportaram seus resultados fechados de 2013: Itaú, Daycoval e Natura. Ficamos satisfeitos com os balanços apresentados, que fortaleceram nossas expectativas de que estas empresas navegarão bem pelo ano de 2014..."

Janeiro 2014

 

"Atualmente nossos dois maiores investimentos se encaixam na categoria “Deep Value”: Helbor e Daycoval. Isso quer dizer que as duas empresas estão precificadas com múltiplos muito baixos, refletindo uma percepção ... "

Outubro 2019

"As taxas de juros no Brasil parecem finalmente estarem chegando em um patamar “normal”, influenciadas por fatores externos e também pelos nossos próprios méritos."

É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento dos fundos pelo investidor antes de tomar a decisão de aplicar seus recursos. A rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador, do gestor, de qualquer mecanismo de seguro ou fundo garantidor de crédito – FGC. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. A Amazônia Capital não se responsabiliza por quaisquer decisões tomadas tendo como base os dados deste documento. As informações aqui contidas têm caráter meramente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos ou oferta para aquisição de valores mobiliários. Os investimentos em fundos de investimento e demais valores mobiliários apresentam riscos para investidor. Os fundos de ações com renda variável podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento.